quarta-feira, agosto 31, 2005

fantasia como aprendizagem


É possível aprender e integrar o mundo sem fantasia?


Ontem fui ao cinema ver o novo filme do Tim Burton: Charlie e a Fábrica de Chocolate, cujo ingrediente principal é a fantasia...! O filme era um conto de fadas e todos os cenários, personagens e estrutura, tinham como objectivo dar uma lição de vida: a importância dos afectos da nossa família.

Durante todo o filme permaneci de olhos bem abertos e tal como em criança, ri-me das trapalhadas infantis e vivi todo aquele fantástico com uma grande intensidade... Saí do cinema a pensar...: "foi assim que eu aprendi!".


Agora questiono-me: como é que será crescer num ambiente onde a fantasia não tem lugar e qual a interacção e aprendizagem do meio? Creio que num cenário destes é anulada a criança e, posteriormente, o adulto... É possível induzir fantasia a um adulto resultante de uma não criança? Ou é irreversível?

Será que enquanto adultos o espaço para a fantasia também tem que existir? Será que a sociedade permite a existência desse espaço?


Eu encontrei a minha solução. E vocês?

2 comentários:

Anónimo disse...

pffff

Mike Monteiro disse...

Achei um filme um pouco infantil. Talvez porque as expectativas estavam demasaido elevados. Mas o Depp estava no seu melhor!