segunda-feira, fevereiro 09, 2009

.comboio

Eram 21h30 da noite em Lisboa e as minhas olheiras carregavam-me até ao comboio. Estas, tinham a convicção de que nas próximas 3horas iriam desaparecer, embaladas pelo ritmo ferroviário.

Ao entrar na minha carruagem eis que vislumbro índios urbanos com as hormonas adolescentes a vibrarem e a expressarem-se a todo o vapor. Não tive remédio senão sentar-me no meu lugar e enfiar o queixo para fora de neura.

Tentei distrair os meus ouvidos com os olhos, lendo compulsivamente um livro que me adormeceu e quando acordei, começou o espectáculo...

- C'a cena, este combóio naum ánda, isto é uma simulaçon... Nós ainda estámos em Sánta Apolónia, naum pensem que estámos a andar! O que nós estámos a bêr são écrãs plasma, cortinas berdes para lembrar a natureza e colunas chinesas!! Paaaashhh!! Estou aqui a perder 3 horas da minha bida numa simulaçon... O que bale é que no fim a REFER bai dizer aqui nos altifalántes que nos bai oferecer uma estadia aqui em lisboua e que temos pastéis de nata grátis no Castelo de S. Jorge, porque lá eles nascem no chão!!

Toda a carruagem ria, chorava a rir, contorcia-se no lugar de dores provenientes do riso compulsivo... E ainda disse mais...:

- ólha os chineses a colarem o cenário... a mudar a plaquinha que dizia Santa Apolónia para Coimbra... ólha que bem que eles colam as luzinhas, jasuuuus...!

Velhinhas a esconder o riso, eu com espasmos de dor a tentar conter aquela gargalhada estridente, os amigos a puxar por ele (não que ele precisasse)...:

- Paaashhh, e qual foi a 1ª frase que eu ouvi de um lisboeta...? Fuooogo! Perguntei onde ficava o parque das nações e o gaijo respondeu-me (a falar com sotaque lisboeta) "Segue em frente cerca de 200m, chega à rotunda e vira 270º à sua direita, segue uns 150m em frente e vira 90º à sua direita..." Fuooogo, o gaijo só podia ser matemático!! Imagina se eu tivesse perguntado o caminho até ao Algarbe!?!!

Já estavam duas carruagens a soltar gargalhadas bem dispostas... e de repente, como quem não quer a coisa, o combóio chegou de facto ao porto e o meu sorriso carregou-me até à minha mãe que me foi buscar à estação.

Devia ter um personagem destes sempre ao meu lado para prevenir os momentos em que as olheiras me carregam o corpo e a disposição... Alguém sabe onde é que posso encontrar um?

Sem comentários: