quarta-feira, novembro 19, 2008

.fisiologia/filosofia da mente

Dostoiévski afirmou que quanto mais perspicaz e afiada for a nossa consciência, mais doentio e infeliz será o indivíduo que a possui.



E. Cioran (filósofo franco-húngaro) defendeu que a insónia é o resultado de uma consciência que explora, até ao limite, as suas dúvidas metafísicas.


É Hipertrofia da Consciência ou falta de seratonina?



É depois de dormir que exploro e absorvo o universo que me rodeia, é ao sonhar que o organizo, para que no dia seguinte possa voltar a absorver eficazmente todas as partículas que tento rodear. Todos os dias tento explorar toda a minha consciência, afiando-a, sendo isso parte do meu divertimento e parte do meu contentamento. À noite, durmo saciada todos os minutos que tenho e quando o despertador toca, prolongo a minha estadia entre os 2 mundos...

Repugno a ideia de que quem é insaciado e gosta de explorar as suas dúvidas metafísicas tem que ser obrigatoriamente um indivíduo infeliz e sem horas de sono. Esse cliché perigoso, atrai, inclusivé, pessoas que apenas são doentes e infelizes a um estatuto que deveras não têm. Se se cresce a exercitar o cérebro, é normal que esse exercício o conduza para os lugares a que foi treinado a ir, desafiando-o constantemente, sendo isso independente do estado emocional. Acho que todos nós conhecemos isso: estímulo.

Sem comentários: