terça-feira, novembro 18, 2008

.criativismo

Apesar da obscuridade económico-financeira que se reflecte num largo espelho social, as grandes escolas capitalistas, imperialistas e outras palavras importantes acabadas em "istas", querem esconder o reflexo ou, prefiro eu pensar, reverter a situação (o que de facto seria muito bom que acontecesse...).

Uma das soluções está no "alimentar" do bichinho criador que existe potencialmente dentro de cada um de nós, promovendo a multi-culturalidade, a integração de todos os colaboradores na geração de novas ideias e um esbatimento da hierarquia dentro das organizações.

Com toda esta horizontalidade e Sol brilhante dentro das organizações, a geração de ideias inovadoras por segundo é de facto fluida e múltipla o que, do ponto de vista do consumidor, pode criar novas ansiedades........

Ora vejamos o exemplo dos detergentes para a roupa... Actualmente, se eu quero comprar apenas UM detergente para a roupa deparo-me com o seguinte cenário: tenho detergente para roupa de côr, para roupa branca e para roupa preta. Decido-me por uma destas categorias e agora tenho que escolher qual dos aromas irei levar, pensando ao mesmo tempo que ao levar o detergente para roupa de côr, vou ficar com a roupa branca fluorescente e a roupa preta a tender para o verde azeitona. Com este complexo de culpa a martelar numa zona qualquer do cérebro, tenho agora que decidir se quero alfazema, alfazema silvestre, alfazema campestre, alfazema da cidade, alfazema do mar, alfazema da colina.... e ao percorrer todos estes aromas, forço o meu nariz a denunciar-me as diferenças e a ditar-me qual gosto mais, apesar de não notar diferença e do meu estado de oxigenação cerebral já se encontrar fortemente debilitada. No entanto, não me deixo vencer e escolho o alfazema do mar, que é para ver se ao menos o cheirinho poderá fazer-me retomar às minhas memórias de Verão...! Com o repique do sentimento de culpa para com a minha roupa branca e roupa preta, lá levo o detergente para roupa de côr (para também lavar a roupa branca e a roupa preta) com uma intoxicação e falta de oxigénio no cérebro. Juntando-se a estas variáveis, a ansiedade desta compra faz-me desejar não ter que voltar a esta decisão até um futuro bem distante.......

Porque perdi eu tempo com estes parágrafos...? Ora bem... se a criatividade nas organizações for alimentada, para que mais produtos inovadores estejam disponíveis, eu prevejo uma catástrofe pessoal em relação à tomada de decisão de compra de detergentes para a roupa, porque se inventarem mais categorias de produto, mais aromas e formas (pó, líquido) e lembrarem-se de desenhar novas embalagens, eu creio que há duas fortes possibilidades de acontecimentos: uma é eu ir à bancarrota por ter que levar toooodos os detergentes para a roupa que existem que é para não ter que lidar com esta ansiedade ou, então, voltar ao tempo do sabão macaco e lavar a roupa à mão, que por ser um pouco exigente, me poderá levar a não querer lavar roupa e a usar roupas descartáveis de hospital, o que, certamente, não iria favorecer a minha condição neste mundo, mas......

já não tinha que voltar a passar por aquilo.... ufff...!!!!!!!

Sem comentários: