quinta-feira, janeiro 15, 2009

.já tracei o plano

rio alta e marcadamente para dentro... já descobri o que me vai salvar desta epopeia de exames que me obriga a ter disciplina intelectual, mas que acaba comigo a procrastinar pelo mundo cibernético... acho sempre que vou encontrar um dispositivo secreto num site de uma sociedade secreta, que me irá injectar a matéria que preciso de estudar, directamente para o cérebro e transfomar-me num ser intelectualmente mais completo, sem esforço algum! e quando descobrir essa santa ferramenta, vou-me esforçar por fazer aquelas coisas que estão presas em mim e que não trazem propriamente valor acrescentado à minha sabedoria intelectual, mas que alimentam o meu espírito livre de boa disposição! assim sendo, vou desde já anunciar os meus afazares prioritários:

- rebolar naquele talude verdinho do túnel da entrada na rua 5 de Outubro (sentido AEP-Rot. Boavista).
- pegar na minha lomo e num rolo fotográfico e fotografar cenas de rua.
- traçar um plano de mudança de clima para o nosso país. (chega de clima moderado atlântico, vamos masé pó tropical húmido!).
- conseguir ver um jornal nacional da tvi, para que eu finalmente me deslumbre com a manuela moura guedes a apresentar as notícias. (25 anos de existência e ainda não consegui rebolar no chão da minha sala a rir ao ver notícias... é triste!).
- pensar nas causas reais da fisionomia da face das pessoas importantes da rússia, que passo a explicar porque me intrigam: face com uma forma para o obovada, achatada no cúcurutu, orelhas inseridas num ponto mais acima do que seria de esperar e espetadas tipo abanico, olhos pequenos, em forma de avelã, e afastados, nariz achatado, especialmente adaptado para levar murros, boca em forma de um pequeno segmento de recta que vai do ponto a' para o ponto b' (e dentes inexistentes, pois sempre que abrem a boca, nunca os consegui ver... não devem gostar de usar placas ou de próteses dentárias, suponho...), cabelo fino, loiro-russo (como seria de esperar) tipo o cabelo dos bébés loiritos cá de portugal e etc e tal...
- ver todos os programas do Aleixo na Escola e sugerir aos autores um episódio qualquer. Com isto eu passaria a ser argumentista do aleixo e, quem sabe, a dar voz a uma das personagens....(era um sonho!).
- ir, finalmente, à tasca da badalhoca, que desde os 15 anos que ouço dizer que é onde há as melhores sandes de presunto do porto e, que sempre que pergunto onde é, respondem-me que fica ao pé do colégio do rosário...
- ver uns 10 filmes que tenho na minha lista de espera, alternando entre a comédia e o drama, para que eu diga que foi um dia bipolarmente emocionante!

de momento não me lembro de mais afazeres prioritários, mas manter-vos-ei informados das alterações!


Os objectivos estão traçados, agora falta escrever a minha missão e delinear a estratégia:

As 5 forças competitivas (de Porter):
- produtos subsitutos: NÃO HÁ;
- ameaças à entrada: hmm... falta de tempo devido aos afazeres académicos e inibição social de pôr na prática alguns dos objectivos a que me proponho;
- concorrência: NÃO HÁ;
- poder negocial dos fornecedores: SEM RELEVÂNCIA;
- poder negocial dos clientes: SEM RELEVÊNCIA.

Análise SWOT
- Forças: eu quero, eu quero, eu quero;
- Fraquezas: não posso querer... tenho que fazer outras coisas.
- Oportunidades: disponibilidade afecto-emocional para o efeito.
- Ameaças: realidade académico-social.

Factores críticos de sucesso:
- originalidade, dentro do mercado da procrastinação, na forma como quero procrastinar e independência externa da minha acção procrastinadora, dado que é uma estratégia de mim, para mim e por mim.

Competências centrais:
- preguiça em estudar, elevada competência para a criação de ideias algo estupidas, forte aptência para a procrastinação e forte motivação intrínseca.

Ajustamento:
- Não há!

Vantagem competitiva:
- reprovar nos exames, mas ser muito feliz.

( caí na esparrela... julgava que estava a procrastinar e acabei de usar a matéria de gestão, nem sei bem porquê... mas acho que isto também é estudar. pfff...!)

2 comentários:

Miguel Carneiro disse...

Ri-me! Para fora, para dentro, não interessa. Ri-me de ti e de mim visto que partilhamos de algumas milestones do procrastinanço.

Para já e sempre, tens o meu incessante apoio nas matérias de procrastinanço e persecussão de objectivos sem sentido.

Viva a estratégia do procrastinanço em massa!
Vivam as competências do "rien faire"!
Vivam o iluminados!

Stuck @ Zero disse...

Lindo lindo lindo!
as sandes da badalhoca são um mito (pfff sempre a mesma coisa "ao pé do rosario"... WTF?!)

continuação de um bom estudo!